O que é Ciência?

Uma pequena experiência mental

Faço um convite, vamos fazer um pequeno experimento mental. Observe atentamente o gif abaixo por alguns instantes e tente responder: qual o mecanismo interno de funcionamento desse dispositivo maluco? Imagine que essa caixa com duas alavancas é impossível de ser aberta, portanto as únicas coisas que você pode fazer é observar e pegar na mão para analisar.





Cada pessoa vai desenvolver seu modelo mental de funcionamento, baseado em seu conhecimento prévio. Uns vão imaginar motores e correias enquanto outros podem pensar em elásticos e engrenagens que se combinam no interior para dar origem ao movimento. Indo mais longe, alguém poderia querer determinar o tamanho das engrenagens e para isso iria medir a velocidade do movimento, fazer cálculos de distância para estimar as dimensões dos elementos internos. Possivelmente poucos (ou ninguém) imaginam um poder mágico que movimenta as alavancas ou que duendes muito pequenos estão dentro da caixa provocando esse tipo de ação, nossa razão provavelmente nos impede de pensar nisso como algo real.

Mas afinal de contas o que é real? Assim como no caso de nossa caixa, não sabemos o que é “real” dentro dela, assim como nenhum astrônomo viu o interior de uma estrela, portanto temos uma limitação no que diz respeito a realidade. Mesmo tendo essas amarras é possível explicar o mundo a nossa volta de forma satisfatória e que obedeça aquilo que observamos, colocado de outra forma, podemos nos aproximar o máximo possível daquilo que entendemos como real. Disso resulta que a dúvida é parte inerente ao mundo, ao universo e aos fenômenos naturais. São as incertezas as responsáveis por despertar a curiosidade e estimular nossa imaginação, são os motores da busca por respostas e desencadeiam um processo que chamamos método científico.

Método científico



Método científico é um processo ao qual submetemos o desconhecido, visando elaborar uma explicação de como ele funciona atendendo aquilo que observamos e experimentamos. De uma maneira mais prática de entender, se as alavancas se movem,(aquilo que eu observo) é porque tem algo que empurra (funcionamento), é como descrevemos o “algo que empurra” e como ele confirma o que observamos que importa. Quanto maior for a acurácia entre o funcionamento e a observação/experiência, melhor é meu modelo, mesmo que tenham duendes dentro da caixa…

Para que o método seja considerado científico é precisos ser baseado em observação, elaboração de hipóteses/modelo, realização de experiência e mediado pela razão. Quando o resultado desse processo é a geração de conhecimento, temos a ciência, em outras palavras, ciência é o corpus de conhecimento + método científico e a partir desse conhecimento gerado é que surge o desenvolvimento tecnológico. Não fosse nossa curiosidade em responder aos mistérios e o desenvolvimento desse método para nos aproximarmos do funcionamento real do universo, provavelmente ainda seriamos caçadores coletores…

De certa forma pensar cientificamente é um jeito de contemplar o universo tão belo quanto olhar para céu noturno em uma noite limpa ou admirar o Noite Estrelada de Van Gogh. Ciência não se limita a cientistas de jaleco branco dentro de um laboratório, ela é o que costumamos usar muitas vezes mesmo sem saber, é um estilo de vida moderno e que assim como obras de arte nos convida a pensar e ver as coisas de um outro ponto de vista.


 Retirada de:https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Van_Gogh_-_Starry_Night_-_Google_Art_Project.jpg



Comentários